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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
CAMPOS, Maria Idalina Krause de. VESTÍGIOS DE AULA: poética didática e transcriação curricular. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.178-190. Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.53954.
Este artigo defende a transcriação curricular como um movimento de pensamento gerativo ao afirmar uma poética didática, que envolve Corpo-Espírito-Mundo. Mostra que a Aula é uma atividade estética, política e filosófica, cujos vestígios de leitura e escrita (escrileitura) promovem a reinvenção empírica de arquivos, que passam a ser traduzidos, atualizados e transcriados, tornando-se uma potência de criação no campo da educação. Conclui que os procedimentos tradutórios postos a funcionar no espaço-aula — através do Método Espiritográfico —, possibilitam a efetivação de um sonho didático e de uma poesia curricular, para criar uma escrita aventureira que transforma o conhecimento em invenção, tecendo novas costuras poéticas que ornam de diferenças as práticas docentes.
Palavras-chave : aula; arquivo; currículo; didática; docência.