Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
SILVA, Sulamita Rosa da; MACHADO, Tânia Mara Rezende e COSTA, Ademarcia Lopes de Oliveira. INTERSECCIONALIDADE E TRABALHO DOCENTE: desafios vividos por professoras negras da UFAC. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.167-180. Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.50127.
A interseccionalidade analisa as discriminações raciais, de gênero, dentre outras opressões de forma sobrepostas na vida de mulheres negras. O objetivo desse estudo foi analisar os desafios de como é ser mulher negra e professora universitária nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Acre/Campus Sede, refletindo sobre as discriminações raciais e de gênero na academia. Na metodologia, fez-se uso das pesquisas bibliográfica e de campo, por meio de entrevistas narrativas. Os traços negroides das docentes eram assemelhados com preconceitos alusivos as suas competências profissionais e titulações, naturalizando-se o racismo na academia.
Palavras-chave : interseccionalidade; professoras negras; trabalho docente.