SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número66IDENTIFICAÇÃO DO TALENTO MUSICAL NA ESCOLASURDEZ, TDAH E CONTAGEM: a experiência de João à luz da teoria dos campos conceituais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FIORINI, Maria Luiza Salzani  e  MANZINI, Eduardo José. ESTRATÉGIAS PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.124-137.  Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.56939.

Atendo-se à inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de Educação Física, as pesquisas indicam que há consideráveis informações sobre as dificuldades dos professores de Educação Física (PEF), bem como, o que o PEF poderia fazer quando há um aluno com TEA em aula. Porém, pouco se sabe sobre as estratégias que os PEF usam em relação a esse aluno. Assim, objetivou-se identificar e descrever as estratégias de professores de Educação Física para promover a participação de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas aulas. Três PEF do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e a respectiva turma em que havia um aluno com TEA participaram do estudo. Quatro filmagens de aulas de Educação Física foram realizadas em cada turma. As filmagens foram analisadas a partir da Análise Microgenética. Os PEF utilizaram quatro tipos de estratégias: 1) que antecedem o ensino, com a finalidade de posicionar o aluno ou a turma; 2) para explicação e suporte durante a atividade, tais como explicar a atividade, auxiliar o aluno, e estabelecer limites; 3) que decorrem da ação do aluno, como, respeitar as regras estabelecidas em conjunto; e, 4) para o comportamento emocional do aluno, mais precisamente lidar com a instabilidade emocional e frustações do aluno com TEA. Conclui-se que as estratégias utilizadas pelos PEF se modificaram por meio da interação com alunos. Em determinadas situações uma estratégia foi suficiente, mas em outras, duas ou mais estratégias foram necessárias. Não houve linearidade quanto aos tipos de estratégias, com exceção das estratégias que antecedem o ensino.

Palavras-chave : transtorno do espectro autista; educação física; estratégia; ação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )