Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
SILVA, Rafael Soares e AMARAL, Carmem Lúcia Costa. A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: um mapeamento de teses e dissertações no período de 2009 a 2019. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.296-308. Epub 06-Fev-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.49873.
Esse artigo apresenta o resultado de um mapeamento de pesquisas acadêmicas com foco em Educação Inclusiva no Ensino de Química no contexto da Deficiência Visual. Para coleta de dados foram utilizadas as dissertações e teses publicadas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no período de 2009 a 2019. O objetivo desse mapeamento foi conhecer como os pesquisadores da área de Ensino de Química estão desenvolvendo suas práticas com esse público. Foram encontradas 22 produções acadêmicas, sendo 2 teses e 20 dissertações. Os resultados evidenciaram que as pesquisas relacionadas a esse tema ainda se apresentam tímidas e destacam, em sua maioria, as dificuldades e os desafios dos professores em atuarem com alunos com deficiência visual.
Palavras-chave : mapeamento; educação inclusiva; ensino de química; deficiência visual..