SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número67PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN: notas sobre o tempo, a história, o campo do sensível e a educaçãoÉ TEMPO DE ESPERANÇAR: contribuições da epistemologia freireana na/para uma formação continuada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Geniana dos  e  PEREIRA, Maria Gabriela Ferreira. SITUAÇÃO LIMITE E FORMAÇÃO DOCENTE: reconfigurações pedagógicas em tempos de pandemia. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.190-202.  Epub 14-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.62021.

Este trabalho aborda o vivido no contexto da Formação de Professores, de uma Universidade Pública Brasileira. Como contingência, focaliza as mudanças nas dinâmicas de ensino e aprendizagem decorrentes da Pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus. Para tal, problematizamos a experiência, conforme Freire (1996a, 2000) e Larrosa (2002), enfatizando aspectos de uma educação humanizadora e marcada pela esperança. No tocante à relação entre Didática e Formação de Professores, destacamos Becker (1995); Candau (2004) e Rios (2006), de modo a problematizar os modelos pedagógicos e as três dimensões básicas para a formação docente, sendo elas a Dimensão Humana, Dimensão Técnica e Dimensão Político-Social.

Palavras-chave : flexibilização; situação-limite; pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )