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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
ANTUNES, Alan Rodrigo e LIMA, Márcia Regina Canhoto de. A PESQUISA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ENSINO MÉDIO E O JOVEM ESTUDANTE: uma visão semiótica e auto-organizada. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.578-592. Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.52821.
Nesta pesquisa são apresentadas as percepções dos jovens estudantes que vivenciaram a Iniciação Científica (I.C.) de Ensino Médio (E.M.) em uma instituição federal de ensino. Participaram 13 ex-orientandos em um desenho longitudinal de 8 anos. Usou-se como referencial teórico a Semiótica de Charles S. Peirce, a Teoria da Auto-organização de Michel Debrun e a Sociologia da Juventude. Foi caracterizada como uma pesquisa na ação, fundamentada nas ideias de Lawrence Stenhouse e teve como principais objetivos: analisar o processo educacional em um ambiente de I.C. de E.M.; e apontar as percepções dos sujeitos da pesquisa em relação à formação proporcionada pelo aprendizado compartilhado entre orientador e jovem estudante. Sendo assim, o processo educacional apresentou valorização da conclusão do E.M. e da apropriação de novos conhecimentos; e aporte significativo da I.C. para as disciplinas escolares.
Palavras-chave : cultura juvenil; iniciação científica; ensino médio.