Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
SILVA, Iolete Ribeiro da e DANTAS, Priscila Vasques Castro. CURRÍCULO-AÇÕES-SILÊNCIOS: um olhar para a formação inicial do professor de literatura na UFAM. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.202-214. Epub 18-Fev-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.61578.
A partir da teoria histórico-cultural, da dialogia e da inter-relação literatura-sociedade objetiva-se refletir, aqui, acerca do/a professor/a de literatura em sua formação inicial no Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas, observando o currículo como espaço (ou não) de práxis e de construção do conhecimento que considera a literatura, bem como o trabalho com o texto literário, lugar de poiesis, de formação humana, de compreensão de si, do outro e do contexto sócio-histórico-cultural. Observa-se, para isso, em análise discursiva, o Projeto Pedagógico do Curso e o trabalho do grupo de estudos Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa.
Palavras-chave : currículo; formação inicial do/a professor/a de literatura; teoria histórico-cultural.