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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
BRAVO, Omar Alejandro e HUERTAS, Diana Marcela. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO ENTRE PRESOS COLOMBIANOS. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.380-391. Epub 13-Fev-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.53180.
A prisão tem fracassado em relação ao propósito declarado de ressocializar os infratores à lei. A educação nos contextos carcerários aplica-se como mais um tratamento vinculado a esses fins de reabilitação, o que relega outros sentidos possíveis derivados dessa experiência. Esta pesquisa analisou as representações sociais sobre educação, entre internos de uma prisão de Cali, Colômbia. As representações sociais encontradas, vinculam-se ao sentido utilitário da educação, como redimir a pena, ocupar o tempo ou poder estabelecer laços sociais mais consistentes e harmónicos com as famílias e o resto da sociedade uma vez cumprida a condena, sendo esse um tipo de representação social atravessada pelo discurso da ressocialização mencionado.
Palavras-chave : representações sociais; prisão; educação.