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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
OLIVEIRA, Fernanda Silva de e SOUZA, Janaína Moreira Pacheco de. O ACOLHIMENTO DO ALUNO IMIGRANTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.308-319. Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65977.
O presente artigo tem como tema as crianças em situação de imigração no contexto escolar brasileiro, particularmente, em escolas municipais do Rio de Janeiro. O diálogo aqui empreendido fundamenta-se em pesquisas que tem por base publicações oficiais disponíveis a respeito da imigração de refúgio e objetiva, por meio delas, compreender os desafios existentes no processo de recepção e de inclusão de crianças refugiadas nessas escolas. O referencial teórico utilizado é o da Linguística Aplicada, referente aos estudos relacionados ao ensino-aprendizagem de português como Língua de Acolhimento (PLAc), além do referencial relativo aos estudos baseados em uma perspectiva crítica de educação intercultural. O interesse é suscitar reflexões para a compreensão da questão do direito das crianças imigrantes à educação, considerando o acesso, a permanência e os seus modos de aprendizagem, como pontos fundamentais nesta discussão. Diante desse cenário, busca-se, através do trabalho, contribuir para a discussão sobre as políticas linguísticas voltadas para o ensino de PLAc e a formação docente para atuar nesse contexto.
Palavras-chave : ensino no contexto de migração e refúgio; escolas públicas municipais do Rio de Janeiro; português como língua de acolhimento; inclusão.