SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70HISTÓRIAS DE MULHERES EDUCADORAS: transgressões e alterações do formato da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FERREIRA, Sabrina Mendonça  e  EMILIAO, Soymara Vieira. “NÃO É UM ANO PERDIDO”: resistência de professoras, temporalidades e invenções em cotidianos escolares pandêmicos. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.403-412.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.60458.

Este ensaio vem discutir a possibilidade de o trabalho docente que está acontecendo neste período pandêmico ser entendido como modo de resistência, de enfrentamento de um tempo de incertezas e medo. Objetiva relacionar invenções curriculares nos cotidianos escolares a partir de questões importantes que emergiram no tecer de conversas entre as professoras narradoras, refletindo sentidos que circulam nesses cotidianos. Uma das questões, relaciona os tempos gregos com o tempo próprio da escola e o que outras dimensões temporais podem dar a conhecer, em processos formativos docentes e discentes. Em seguida, discute o entendimento de tempo de aula como espaçotempo possível de invenção e expansão do presente nos cotidianos escolares. Finalmente, considerando o distanciamento físico por conta da pandemia da Covid-19 e, em rebeldia ao tempo do medo, com inspiração em pesquisas e estudos com os cotidianos, defende, conclusivamente, a importância de esforços coletivos para a operação de outras lógicas temporais no campo curricular contemporâneo.

Palavras-chave : tempos; invenções; cotidianos escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )