SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número71O TEMPO DE APRENDER E OS EMBATES POLÍTICOS E CONCEITUAISA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BAGIO, Viviane Aparecida. RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: discussão a partir da obra Anne de Avonlea. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.284-296.  Epub 28-Fev-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.64896.

O contexto escolar é permeado de relações humanas, especialmente a que ocorre entre professor e aluno ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Ela estabelece bases para a relação entre os próprios alunos e com o conhecimento, assim como contribui na formação social dos indivíduos. Tomando como referência a obra Anne de Avonlea, nos dispusemos a discutir a relação entre professor e aluno em uma perspectiva histórico-temporal. O estudo, de natureza teórico-analítica, estabelece relação com os diversos conceitos relativos à relação entre professor e aluno, bem como ao ensino, além de seus conceitos: autoridade e autoritarismo; disciplina, indisciplina e autodisciplina; diálogo; percepção, expectativas e estratégias e gestão da sala de aula. Concluímos que, assim como exposto na obra, várias situações podem ocorrer e facilitar/dificultar a relação entre professor e aluno, bem como instigar o desenvolvimento de possibilidades para superar possíveis percalços. Anne nos ensina que há espaço entre o instituído e a instituição, desde que o instituinte encontre as estratégias que o possibilitem trabalhar.

Palavras-chave : relação professor-aluno; processo de ensino e aprendizagem; Anne de Avonlea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )