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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
KELMAN, Celeste Azulay e CASTRO, Mariana Gonçalves Ferreira de. CODOCÊNCIA ENTRE PROFESSOR REGENTE E TILSP: parceria necessária na educação bilíngue de surdos. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.172-184. Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.74131.
Discutir práticas e desafios na contemporaneidade para a inclusão em uma abordagem bilíngue para surdos torna-se necessário na produção de conhecimento, se se quer uma educação equitativa norteadora da formação e prática de professores que recebem alunos surdos em sua sala de aula. Levando isso em consideração, este artigo tem como objetivo geral analisar princípios norteadores da educação inclusiva e bilíngue de surdos sob a perspectiva da teoria histórico-cultural (VIGOTSKI, 1929, 1932/2001). Como objetivos específicos se propõe a conceituar educação inclusiva e bilíngue de surdos e demonstrar práticas pedagógicas inclusivas e bilíngues pesquisadas em duas escolas-polo dos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. A base conceitual abraça a teoria histórico-cultural, já que, por meio dela, compreendem-se as relações que envolvem o desenvolvimento da aprendizagem de forma contextualizada e sociointerativa (VIGOTSKI, 1929, 1932, 2001). A pesquisa tem uma metodologia qualitativa (BAUER, GASKELL, 2003), do tipo estudo de caso (GIL, 2008). A análise dos dados foi realizada na perspectiva microgenética (KELMAN, 2005). Observou-se que a forma como as professoras, as tradutoras intérpretes de Língua de Sinais e Língua Portuguesa (TILSPs), os alunos surdos e ouvintes medeiam o conhecimento (KELMAN, 2015) tem uma influência positiva no ensino e na aprendizagem dos alunos surdos. A Libras é a língua mais indicada para esta mediação. Conclui-se que a codocência e o trabalho conjunto com todos os atores do espaço educacional, realizado de forma dinâmica, dialógica e dialética, resulta em uma aprendizagem mais eficaz.
Palavras-chave : educação de surdos; codocência; inclusão.