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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
ALBINO, Ângela Cristina Alves e RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. PROJEÇÕES CURRICULARES DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO: algumas fagulhas made in Paraíba. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.95-110. Epub 06-Dez-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.75996.
O estudo apresenta uma análise das diferentes prioridades formativas elencadas por docentes da rede estadual da Paraíba (PB), por meio de ação planejada pelo projeto formação continuada na educação básica: as práticas curriculares como eixos de desenvolvimento profissional. Destaca-se, de forma breve, o contexto político em que se propõe bases de formação inicial e continuada e tensiona as considerações dos docentes sobre sua formação frente ao documento Metas educativas para a educação que queremos no Bicentenário 2021, formulado pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). As tensões verificadas entre a agenda de metas para o Bicentenário (OEI, 2010) e o recorte de pesquisa indicaram a valorização profissional como requisito fundamental para encaminhar um processo de formação continuada. Foi identificado também um cenário de construção de múltiplas identidades locais e a construção dos compromissos com os processos de aprendizagem e ensino. Tal encaminhamento não condiz com um currículo único e nem barato em termos de financiamento engendrado por agências multilaterais, mas uma conexão entre saberes locais, coletivos e individuais dos envolvidos.
Palavras-chave : políticas educacionais; currículo; formação continuada..