SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número76CLAUDIO ULPIANO: a docência como obraATERRANDO POLÍTICAS PÚBLICAS OBSCURANTISTAS: uma discussão curricular sobre possibilidades de conversas (complicadas) no Antropoceno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BAPTISTA, Anderson José Lisboa  e  TELES, Jorge Luiz. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM MUNDO HÍBRIDO: desafios da inclusão digital humanizada. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.450-457.  Epub 07-Mar-2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.79029.

A pandemia de Covid tornou a relação com o mundo digital mais intensa e desafiadora. Esse debate já ocorre na educação, porém precisa ser mais explorado na educação de jovens e adultos (EJA). O presente ensaio visa refletir sobre a EJA e os desafios da inclusão digital no mundo contemporâneo, à luz das dificuldades estruturais e tecnológicas que atravessam esta modalidade da educação básica. A pesquisa se baseia em método qualitativo, com análise bibliográfica e de dados secundários, valendo-se de abordagem crítica em diálogo com teorias de Arendt (2014) sobre a condição humana e a produção sobre letramento e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação, com centralidade nas categorias humanização e letramento digital. As reflexões apontam que a inclusão digital para ser real deve ir além do simples acesso às tecnologias. Assumir a inclusão assente em efetivo letramento digital na EJA é, sobretudo, um projeto humanizador.

Palavras-chave : educação de jovens e adultos; letramento digital; inclusão digital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )