Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. A ciência pós-moderna, os intelectuais e o engajamento social: apontamentos sobre a produção acadêmica de autoria surda. Educação e Filosofia [online]. 2014, vol.28, n.55, pp.149-167. ISSN 1982-596X.
Este estudo reflete sobre um fazer acadêmico que se mostra mesclado a um fazer social, político e militante: o fazer acadêmico empreendido por sujeitos surdos na pós-graduação stricto-sensu. Compreendido como representante de um modelo de racionalidade científica emergente, tal fazer apresenta a particularidade de ser autorreferenciável e, em alguma medida, autobiográfico. A partir da focalização da tensão estabelecida entre o discurso acadêmico e o discurso ativista, este estudo lança luz sobre um fato social e acadêmico notadamente pós-moderno.
Palavras-chave : Surdos; Intelectuais; Discurso Acadêmico; Ativismo Social.