Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596x
Resumo
LEPPINI, Paola Sanfelice. Alegria e pensamento: repensando nossos afetos com Deleuze, Espinosa e Lacroix. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.59, pp.159-188. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p159a188.
Este artigo tem por objetivo repensar as maneiras como temos vivido e pensado as emoções na contemporaneidade a partir das análises e críticas levantadas por Michel Lacroix em sua obra O Culto da Emoção em ressonância com escritos deleuzeanos com Espinosa, sobretudo no que se refere às relações entre ideias e afetos. Trabalhar com a afi rmação do corpo como potência do pensamento em meio a uma ética que nos ajude a realizar a seleção dos afetos de alegria e de tristeza, inquirindo os modos de existência e buscando critérios que possam operar, exigente e prudentemente, uma seleção também das próprias alegrias, mantendo sempre como ponto de atração as relações entre o exercício do pensamento e a criação da própria vida. Este percurso nos coloca também em meio a questões sobre a potência da educação como lugar de encontro e aprendizagem.
Palavras-chave : Afetos; Pensamento; Encontro; Filosofia; Educação.