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Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
OLIVIER, Alain-Patrick. Identidade e diferença na teoria pós-dialética: sobre as conferências parisienses de Theodor W. Adorno. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.63, pp.1351-1360. Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n63a2017-03.
Como pensar a identidade e a diferença em um contexto pós-dialético? Adorno é geralmente considerado um pensador da alteridade, sendo a alteridade compreendida como oposta à identidade. Este artigo examina a posição de Adorno e a forma como ele trata as questões da “identidade” e da “diferença” em suas conferências de Paris, proferidas no Collège de France em 1961, e que constituem o esboço de sua Dialética Negativa. O objetivo de Adorno é o de criticar a concepção filosófica dominante baseada no conceito de identidade para mostrar suas implicações políticas. Na situação mundial do pós-guerra, tal reflexão política estava ligada a um projeto de educação concernente à educação do cidadão na época do capitalismo tardio para evitar uma recaída no barbarismo.
Palavras-chave : Dialética; Diferença; Ontologia; Dialética negativa.