SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número63Antropofagia para além da metáfora: por uma filosofia da diferença (anotações de um professor de filosofia)Governar pela dívida e subjetividade funcional na educação: qual o lugar da deficiência? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

OLIVEIRA, Wanderley Cardoso de. Diálogo e diferença em sala de aula: condições de (im)possibilidades. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.63, pp.1397-1418.  Epub 09-Mar-2021. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n63a2017-06.

Primeiramente, expomos e criticamos um modelo de aula muito comum em nossas escolas: aquele centrado na fala do professor. Em seguida, destacamos a necessidade e a importância de fazermos da sala de aula um lugar de e para o diálogo. Na sequência, procuramos dar uma definição para o diálogo e estabelecer as condições para sua existência. Por fim, concluímos que o diálogo, embora raro, quando acontece, produz a diferença, confia nela e a respeita.

Palavras-chave : Alteridade; Corporeidade; Diferença; Educação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )