Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
CARVALHO, Magda Costa e KOHAN, Walter Omar. Da árvore e do rizoma: pensar para além do método o encontro da filosofia com a infância. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.65, pp.527-564. Epub 21-Set-2020. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n65a2018-04.
Este trabalho busca pensar filosoficamente a questão do método nas práticas filosóficas com crianças. Analisa algumas influencias recebidas pelos criadores da Filosofia para Crianças, Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp, como o pragmatismo de J. Dewey. Descreve os sentidos de três expressões afins na obra de Lipman: metódico, metodologia e método. Oferece algumas críticas a leituras do método: Hans-Georg Gadamer, mas sobretudo Henri Bergson e Gilles Deleuze. Finalmente, problematiza a necessidade de um método para fazer filosofia com crianças ou, de um modo mais geral, para pensar infantilmente na educação.
Palavras-chave : Método; Filosofia para crianças; Infância do pensamento.