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Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
GONCALVES, Ruth Maria de Paula; MAIA FILHO, Osterne Nonato e LOPES JUNIOR, Antonio Dário. O sentido ontológico do trabalho e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: considerações preliminares. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.68, pp.925-957. Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n68a2019-46626.
O presente estudo tem por objetivo demonstrar de que forma o trabalho auxilia no processo de hominização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em três momentos principais. No primeiro, apresenta-se como o trabalho é concebido por Marx e apropriado por Lukács e os representantes da Escola de Vigotski. No segundo, trata-se das tensões entre a importância conferida aos aspectos biológicos e aos aspectos sociais para o processo de desenvolvimento do gênero humano, demonstrando de que maneira a produção de instrumentos gesta o progressivo afastamento da barreira natural, ao passo que propicia o desenvolvimento cada vez mais social do homem. Tal reflexão servirá de base para sinalizar como a teoria de Vigotski destaca em seu edifício categorial a relação entre os instrumentos e as funções psicológicas superiores no processo de humanização do homem.
Palavras-chave : Trabalho; Instrumento; Funções psicológicas superiores.