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Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
BREGALDA, Regiano. Narrativa e formação humana: uma abordagem a partir do pensamento de Paul Ricœur. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.77, pp.659-684. Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n77a2022-64147.
Este artigo aborda a compreensão de formação humana na perspectiva da narrativa em Paul Ricœur, partindo da obra O si mesmo como outro. Parte-se da compreensão de que a narrativa não se esgota em seu enredo linguístico, mas, por facultar a elaboração das experiências, ela promove a atribuição de sentido e a significação da existência, sendo constituidora do sujeito. A pergunta que orienta este estudo é: em que medida a narrativa possibilita pensar uma noção alargada de sujeito, capaz de o auxiliar a fazer a leitura de suas experiências e do mundo? Nossa hipótese é de que no vínculo entre experiência e narrativa - que se dá no e pelo diálogo - é que os sentidos são atribuídos, o qual oportuniza alargar as compreensões e significações de si mesmo, do outro e do mundo, permitindo postular uma noção alargada de formação humana. Para dar conta desse ensejo, dividimos este estudo em três seções, buscando primeiramente encontrar, na ideia de narrativa, aspectos que possibilitam compreender a constituição do sujeito. Na segunda seção, evidenciamos a perspectiva formativa da narrativa enquanto autoformação. E, em um terceiro momento, perscrutamos alguns traços da narrativa que possibilitam pensar a formação do sujeito renovada e alargada, capaz de ser luz aos desafios contemporâneos de uma sociedade complexa e plural.
Palavras-chave : Narrativa; Experiência; Paul Ricœur; Formação humana; Educação.