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Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
SAVIANI, Dermeval. O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO: DA ASPIRAÇÃO À CIÊNCIA À CIÊNCIA SOB SUSPEIÇÃO. Educação e Filosofia [online]. 2007, vol.21, n.42, pp.13-35. Epub 06-Fev-2024. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v21n42a2007-463.
Situando o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, o artigo mostra que, ao se constituir em sua especificidade, o pensamento pedagógico brasileiro buscou, entre as décadas de 1930 e 1980, ancorar-se em bases científicas. Porém, a partir da década de 1990, sobreveio uma forte inflexão: a aspiração científica cedeu lugar ao fenômeno da descrença na ciência. E o pensamento pedagógico enveredou pelo caminho da desconstrução das idéias anteriores antepondo-lhes prefixos do tipo “pós” ou “neo”. Dessa metamorfose resultaram correntes como o neoprodutivismo, o neo-escolanovismo e o neoconstrutuvismo que dominam a cena pedagógica brasileira atual.
Palavras-chave : História da Educação; Educação brasileira.