Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação e Filosofia
versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X
Resumo
BOUFLEUER, José Pedro e BERWIG, Aldemir. Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.68, pp.845-883. Epub 30-Ago-2021. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n68a2019-46922.
O artigo reflete sobre a formação humana em cursos superiores na perspectiva da capacitação crítico-reflexiva que prepare para a vida em sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a condição humana, a noção de imaginário social instituinte e o desafio do desenvolvimento do pensamento mediante o exercício da leitura. Analisa que na época atual, em que o ensino convive com as novas tecnologias da informação e comunicação, há uma relativização do compromisso do próprio sujeito para com o desenvolvimento de suas capacidades de leitura e de reflexão a partir da interpretação da linguagem. Indica que a universidade deve ter a preocupação essencial de formar o sujeito de forma integral, para além formação profissional, exigindo um repensar do ensino e da aprendizagem a partir do desafio da construção de uma sociabilidade solidária e sustentável.
Palavras-chave : Autonomia; Ensino superior; Educação; Formação humana; Imaginário social.