Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Eletrônica de Educação
versão On-line ISSN 1982-7199
Resumo
MARINHO, Julio Cesar Bresolin; SILVA, Grasiele Ruiz e SILVA, João Alberto da. Planejamento Cooperativo como método de investigação da sala de aula. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.120-135. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/19827199968.
A partir das críticas às metodologias de pesquisa educacional utilizadas no estudo do espaço da Escola, bem como da experiência dos autores como investigadores, desenvolvemos uma estratégia de pesquisa que visa a promover maior interlocução entre Universidade e Escola. Com base em princípios da pesquisa participante, mais especificamente da Investigação- Ação, desenvolvemos como método de pesquisa o Planejamento Cooperativo. Este consiste na formação de grupos de pesquisa que reúnem profissionais da Universidade e da Educação Básica com o objetivo de investigar temas de interesse comum sobre e no espaço da sala de aula. O Planejamento Cooperativo mostra-se como uma ferramenta importante para estudos que envolvem a pesquisa de situações didáticas, de metodologias de ensino e relativas às concepções de professores. Assim, tal método propõe diminuir os distanciamentos entre Universidade e Escola, tornando a pesquisa um processo de mútua aprendizagem.
Palavras-chave : Planejamento Escolar; Investigação-Ação; Educação Básica.