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Revista Eletrônica de Educação
versão On-line ISSN 1982-7199
Resumo
BERNARDES, Cleide Aparecida Hoffmann e CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. O atendimento educacional especializado pelas vozes das professoras. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.88-99. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991190.
O estudo teve por objetivo conhecer o trabalho docente do/no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma rede municipal de ensino do Estado de Santa Catarina, Brasil, pelas vozes das professoras que atuam nesse serviço. Para a construção dos dados, aplicaram‑se questionários a 34 professoras atuantes na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, que foram tratados à luz da análise de conteúdo. Todas as participantes da pesquisa são mulheres com idades entre 31 e 50 anos concursadas como docentes no AEE, atuando 40 horas semanais como docentes no AEE. Pode-se dizer que as professoras especializadas são experientes, já que 71% atuam há mais de seis anos na rede municipal de ensino. Contudo, no que tange à experiência no AEE, 88% das professoras estão no serviço há três anos ou menos, estando, assim, num momento profissional de descoberta e sobrevivência, em que são explorados os contornos dessa nova função. Considera-se que as professoras estão em fase de (re)conhecimento do seu trabalho no AEE e evidenciou-se que, em grande medida, este configura-se de forma isolada. No entanto, há professoras que dão indicativos de um trabalho que envolve a comunidade escolar. A fala das participantes revelou falta de coesão sobre a função de professora do/no AEE, o que adverte para a necessidade de propor discussões sobre o assunto, a fim de buscar compreender sua função e até mesmo significar o AEE como estratégia pedagógica no contexto escolar, para que contribua para o processo de escolarização dos estudantes, que são, em primeiro lugar, alunos da escola.
Palavras-chave : Trabalho Docente; Atendimento Educacional Especializado; Salas de Recursos Multifuncionais.