Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Eletrônica de Educação
versão On-line ISSN 1982-7199
Resumo
SILVA, Alex Sander da; MWEWA, Christian Muleka e CABRAL, Gladir da Silva. Narratividade, memória e experiência: anotações em contos afro-brasileiros. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.398-406. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992159.
Este texto expõe um recorte teórico-conceitual de um estudo mais amplo que, em seu âmago, busca analisar as características e o potencial pedagógico-formativo de narrativas afro-brasileiras. Pretende compreender o potencial na constituição de processos formativos na educação, na perspectiva de uma educação para as relações étnico-raciais. É um estudo teórico-conceitual que traz as narrativas, memórias e experiências da cultura afro-brasileira nos contos de uma mãe de santo, Beatriz Moreira Costa (Mãe Beata de Yemonjá). Desse modo, uma questão que destacamos aqui é a seguinte: quais características se destacam nas narrativas afro-brasileiras como potencialidades pedagógico-formativas na perspectiva da teoria crítica?
Palavras-chave : Narratividade; Memória; Experiência; Formação..