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Revista Eletrônica de Educação
versão On-line ISSN 1982-7199
Resumo
MCCOWAN, Tristan. A “desagregação” do Ensino Superior. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.464-482. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992584.
A desagregação é o processo pelo qual os produtos anteriormente vendidos em conjunto são separados em suas partes constituintes. No ensino superior, esta dinâmica tem sido impulsionada principalmente por motivações financeiras e liderada pelo setor com fins lucrativos, mas também tem motivações pedagógicas através da ênfase na personalização e na empregabilidade. Este artigo apresenta uma análise teórica da tendência, propondo novas ferramentas conceituais para mapear as implicações normativas. Embora pareça oferecer perspectivas de viabilidade financeira e maior relevância, a desagregação apresenta alguns sinais preocupantes para as universidades: primeiro, a remoção de possíveis sinergias entre ensino e pesquisa, e entre diferentes modos de aprendizagem; em segundo lugar, o enfraquecimento da capacidade das instituições de promover o bem público e garantir a igualdade de oportunidades; e, em terceiro lugar, a ameaça de hiperporosidade na realização de pesquisas básicas com benefícios no longo prazo.
Palavras-chave : Comoditização; Ensino Superior com fins lucrativos; Futuro da universidade; MOOCs..