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Revista Eletrônica de Educação
versão On-line ISSN 1982-7199
Resumo
FAUSTINO, Ana Carolina et al. Macroinclusão e microexclusão no contexto educacional. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.898-911. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992212.
As microexclusões ocorrem através de práticas sutis e, muitas vezes, encobertas, que podem ser devastadoras para as vítimas. Microexclusões tendem a isolar um indivíduo em um determinado ambiente, também em casos em que este ambiente é considerado inclusivo. Este artigo tem como objetivo elaborar o conceito de microexclusão, macroexclusão, microinclusão e macroinclusão, apresentando exemplos de como tais práticas podem manifestar-se em diversos ambientes, assim como, no ambiente escolar. Em especial almeja-se discutir um importante fenômeno: macroinclusões podem levar a microexclusões. Essas noções serão relacionadas à educação inclusiva e, mais especificamente, à educação matemática, observando-se possíveis tipos de microexclusões. Consideramos que com este conhecimento, é possível indentificar processos de microexclusão que se relacionem com práticas na sala de aula, assim como possibilita uma análise das tensões que podem ocorrer em tal ambiente.
Palavras-chave : Microexclusão; Macroinclusão; Inclusão; Educação Matemática.; Microexclusion; Macroinclusion; Inclusion; Mathematics Education..