SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O COLLEGIO DE PEDRO II E A FORMAÇÃO DA MOCIDADE BRASILEIRA (1838-1889)O CURRÍCULO DA DISCIPLINA HISTÓRIA NO COLÉGIO PEDRO II - IMPÉRIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

GASPARELLO, Arlette Medeiros. A NAÇÃO IMAGINADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.39-53.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-3.

Este trabalho analisa as diferentes formas de imaginar a nação brasileira e tem como foco a criação histórica desta nação nos livros didáticos de história do Brasil. As fontes principais de análise foram os livros de História do Brasil publicados para o ensino secundário brasileiro nas primeiras décadas do século XIX e que correspondem à primeira fase da historiografia didática nacional: o Resumo de Historia do Brasil de Henrique Luís de Niemeyer Bellegarde, de 1831, e o Compendio da Historia do Brasil, de José Ignacio de Abreu e Lima, publicado em 1843.

Palavras-chave : Nação; Ensino de História; Livro didático; Colégio Pedro II.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )