SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A NAÇÃO IMAGINADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO SÉCULO XIXO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO (1841-1881) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. O CURRÍCULO DA DISCIPLINA HISTÓRIA NO COLÉGIO PEDRO II - IMPÉRIO. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.55-70.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-4.

No presente trabalho apresentamos o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM) que teve como objetivo compreender a constituição e as características do currículo da disciplina escolar História no Colégio Pedro II durante o Império, com base na análise dos programas de ensino e nos livros didáticos elaborados pelos professores catedráticos do Colégio. Iniciamos o estudo com uma breve introdução, no intuito de mostrar as mudanças na escrita da História ao longo do século XIX e apresentar a concepção da disciplina que predominou no período. O referencial teórico que tomamos como base para o estudo do currículo da disciplina História foram as concepções do teórico inglês Ivor Goodson sobre o currículo prescrito.

Palavras-chave : Colégio Pedro II; Ensino de História; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )