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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ORLANDO, Evelyn de Almeida. FORMAS E SENTIDOS DO CATECISMO NA HISTÓRIA E SUA REPRESENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.169-185.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-11.

Este artigo trata de uma classe de impressos específica, os catecismos católicos, com o objetivo de analisar suas formas e sentidos na História. O livro de catecismo é entendido como objeto cultural, tal como propõe Chartier (1976; 1994; 2003), Darnton (1990) e Toledo (2001), cuja produção sempre acompanhou as diferentes conjunturas sociais e políticas que marcaram as sociedades em seus diferentes tempos, se reconfigurando conforme novas demandas iam sendo produzidas. Com isso, buscou-se compreender qual é a representação dessas mudanças nas práticas educativas católicas no Brasil e como esse objeto aproxima a Igreja do diálogo com a modernidade pedagógica? Buscou-se, ainda, compreender tais mudanças no cenário educacional brasileiro, atentando para as mudanças dos projetos editoriais associada aos debates educacionais e ao mercado editorial, considerando sua modernização como uma estratégia de fortalecimento do campo religioso católico no cenário educacional, mas também na sua função social de recatolicização da sociedade pelo catecismo.

Palavras-chave : Manuais de catecismo; Formas e sentidos; História da Educação.

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