SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1FORMAS E SENTIDOS DO CATECISMO NA HISTÓRIA E SUA REPRESENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRAMEMÓRIA E IDEIAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTO: O LEGADO DE FRANCISCO LUCRÉCIO E IRONIDES RODRIGUES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

PRATES, Fernanda Ramos Oliveira  e  TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. PRÁTICAS ESCOLANOVISTAS NO ENSINO PRIMÁRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO GRUPO ESCOLAR LAURO MÜLLER (1946-1947). Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.187-208.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-12.

Neste artigo analisamos a prática de cinco Associações Auxiliares no Grupo Escolar Lauro Müller, de Florianópolis, capital de Santa Catarina, no período de 1946 e 1947. Dirigidas por alunos, estas Associações Auxiliares objetivavam contribuir para transformar a escola em uma “sociedade embrionária”. Para compreender como o “Lauro Müller” operacionalizou este e outros objetivos de base escolanovista, foram analisadas uma série de nove imagens fotográficas em interconexão com documentos oficiais e relatórios enviados pela direção deste grupo escolar ao Departamento de Educação. Tais análises nos possibilitaram constatar bricolagens de práticas inovadoras e tradicionais, levando-nos a concluir que é no espaço de encontro entre tradição e inovação que as imagens fotográficas nos oferecem um maior leque de possibilidades na área da história da educação, especificamente, no campo da cultura escolar.

Palavras-chave : Associações Auxiliares; Escola Nova; Imagens Fotográficas; Intertextualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )