SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A ESTRUTURA ADMINISTRATIVO-BUROCRÁTICA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PAULISTA INSTITUIDA PELO REGULAMENTO DE 08 DE NOVEMBRO DE 1851EL CURRÍCULUM DE LA ESCUELA PRIMARIA ARGENTINA DURANTE LAS DOS PRIMERAS PRESIDENCIAS DE JUAN DOMINGO PERÓN. DE LA ESCUELA TEORICISTA Y FRAGMENTADA A LA ESCUELA PRÁCTICO-HOMOGÉNEA, 1946-1955. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

NASCIMENTO, Regina Lúcia da Silva  e  GUIMARAES, Selva. NAS PÁGINAS DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS E DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DE 1932: DIÁLOGOS DE CECÍLIA MEIRELES COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.301-312.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-18.

O presente artigo versa sobre os diálogos de Cecília Meireles com a história da educação brasileira, por meio de sua produção cronística veiculada em uma coluna intitulada “Página de Educação”, do Diário de Notícias, importante jornal do Rio de Janeiro, por ocasião do governo provisório de Getúlio Vargas. Além dessa atividade da educadora e jornalista, registra-se também a sua participação como signatária do Manifesto dos Pioneiros da Nova Educação, um documento redigido por Fernando de Azevedo que tematizava sobre a renovação educacional brasileira, publicado em 19 de março de 1932, após a realização da IV Conferência Nacional de Educação em 1931.

Palavras-chave : História da Educação; Cecília Meireles; Imprensa; Manifesto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )