SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Fontes para a difusão da didática moderna no ensino da Língua Portuguesa: os manuais do Ensino Ginasial e a autoria docente nas décadas de 1940 e 1950Balanço da produção recente no campo da história das disciplinas escolares: o exemplo das teses de doutoramento (Portugal, 2005-2015) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CASTRO, Cesar Augusto. A legislação como fonte para a história da instrução primária maranhense. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.30-44. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v16n1-2017-4.

A legislação educacional constitui-se em uma importante ferramenta de investigação do campo da história da educação por possibilitar uma ampla e fértil compreensão do movimento educativo em determinado tempo e lugar. Neste artigo busca-se entender o uso dessa fonte como recurso para a pesquisa sobre a instrução primária maranhense nas últimas décadas do período imperial e início do Período Republicano. Discute-se o processo econômico, político, social que contribuíram para a criação e expansão das instituições escolares e as várias reformas educativas que objetivaram o desenvolvimento do Maranhão por meio da instrução. Conclui-se que a legislação reproduz o desejo dos dirigentes em inserir na Província ou no Estado as ideias de progresso e de modernidade educativas em vigência no Brasil.

Palavras-chave : Instrução Pública; Legislação Educacional; Estado do Maranhão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )