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Cadernos de História da Educação
versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
PINTASSILGO, Joaquim e COSTA, Rui Afonso da. Morte e pedagogia cívica no contexto republicano português: os funerais dos “grandes mortos” nas primeiras décadas do Século XX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.1, pp.198-212. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v17n1-2018-12.
Pretendemos, com este texto, promover uma reflexão acerca da utilização pedagógica e cívica dos funerais de “cidadãos ilustres” durante o período republicano português (1910-1926). O culto cívico dos mortos surgiu ligado à afirmação dos Estados-Nação e, em particular, à reinvenção das memórias coletivas necessárias à sua legitimação e projeção para o futuro. Os “grandes mortos”, alvo de consagração cívica, resultam de um processo de idealização que relativiza os seus defeitos e realça as respetivas virtudes. A partir daí eles passam a ser um exemplo para o resto da comunidade. A forma como as cerimónias eram organizadas e coreografadas enfatiza o seu potencial pedagógico. Escolhemos os exemplos de Guerra Junqueiro, um poeta, e de Sacadura Cabral, um aviador militar, e selecionámos três dos mais importantes jornais diários da época: O Século, o Diário de Notícias e O Mundo.
Palavras-chave : Pedagogia Cívica; Culto dos Mortos; Memória.