Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de História da Educação
versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
PEREIRA, DENISE PERDIGÃO. O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA NOVA EM MINAS GERAIS NA PERSPECTIVA DA REVISTA DO ENSINO ENTRE OS ANOS DE 1927 E 1933. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.419-438. Epub 01-Maio-2019. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-9.
Este artigo objetiva analisar o ensino de arte na Escola Nova em Minas Gerais. Para tanto, foram tomados, como fontes primárias, textos sobre as disciplinas de Desenho e Trabalhos Manuais publicados na Revista do Ensino entre os anos de 1927 e 1933, adotando-se a análise documental como metodologia para a investigação. O período abordado caracteriza a introdução de importantes mudanças na educação deste estado, destacando-se a divulgação e a tentativa de implantação de novos métodos de ensino no curso primário. Tal aspecto, contudo não eliminou a permanência de uma visão tradicional quanto ao papel atribuído à arte na educação primária. Assim, ao lado de uma concepção de ensino de arte mais ampla, voltada para a valorização do potencial criativo infantil, coexistiu na Revista uma visão utilitarista da arte, marcada pela ênfase na contribuição das atividades de Desenho e Trabalhos Manuais para o preparo profissional.
Palavras-chave : Ensino de Arte; Escola Nova; Minas Gerais; Revista do Ensino.