SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Entre a moral, a ciência e a doutrina: os discursos educacionais e a profissão docenteAtos fundantes da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: entre o ideal e o concretizado (1953-1960) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

MELLO, RITA TAVARES DE  e  SANTOS, SÔNIA MARIA DOS. Alfabetizadoras da EJA: entre Memórias, Saberes e Viveres (1940-1960). Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.2, pp.546-566.  Epub 01-Maio-2019. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-16.

Este trabalho apresenta parte da pesquisa História, Memória e Vivências: A EJA no Norte de Minas Gerais 1940-1960, investigando a historiografia local, reconstituindo a história e memória dos saberes e práticas de professoras. Procurou-se compreender como procediam na alfabetização dos adultos, considerando as dificuldades daquela realidade para o saber sobre sua profissão. Situado no campo da Educação de Jovens e Adultos, focado na história oral temática. Os resultados da pesquisa apontam o modo como as trajetórias dessas educadoras foram construídas, marcadas pela coibição política e pedagógica em uma época em que o sertão do Norte de Minas Gerais era considerado uma região de "resistência habitual ao analfabetismo". A presente pesquisa conduziu à percepção de que as professoras alfabetizadoras não somente criaram alternativas de trabalho ou mesmo aprenderam com suas próprias experiências, mas, se inscreveram em uma tradição, resgatando laços com a EJA, como tributárias, continuadoras e recriadoras de uma tradição.

Palavras-chave : História; Memória; Saberes e Práticas; EJA no Norte de Minas Gerais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )