Este é o primeiro número publicado em 2019 dos Cadernos de História da Educação. Nele constam quinze colaborações, seis artigos em dossiê, uma tradução e oito artigos em fluxo contínuo. O dossiê intitulado “Educação em Perspectiva Local/Municipal” foi organizado por Carlos Henrique de Carvalho e Wenceslau Gonçalves Neto, por meio da reunião de seis artigos, com autores destacados na pesquisa sobre a História da Educação no Brasil, em Portugal e na Espanha.
De um total de quinze artigos publicados neste número, sete constam em edição bilíngue (português/inglês), sete em português e um em inglês. Em termos de autoria internacional, neste número há três artigos com autores vinculados à importantes universidades portuguesas, a saber: Universidade de Lisboa, Universidade do Minho e Universidade do Porto. Da Espanha, há um artigo publicado, com autor vinculado à Universidad de Valladolid. Além disso, há uma tradução, realizada por Rosangela Molento Ferreira, mediante revisão técnica de Luiz Carlos Barreira, de um texto muito interessante de Marek Kwiek, que é vinculado à University of Poznan, na Polônia.
Há, também, textos muito interessantes de importantes pesquisadores brasileiros, vinculados à quinze diferentes universidades no país, a saber: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Instituto Federal Fluminense, Universidade Católica de Santos, Universidade de Caxias do Sul, Universidade de São Paulo, Universidade de Uberaba, Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense.
É importante ressaltar que nesta edição foram publicados trabalhos de vinte e cinco autores, com apenas dois deles vinculados à UFU, o que reitera o caráter eminentemente exógeno dos Cadernos de História da Educação.
Finalizamos, com a reiteração de nossos mais sinceros agradecimentos aos membros da Comissão Editorial, dos Conselhos Editorial e Consultivo, bem como, aos editores associados para a língua inglesa, espanhola e portuguesa (exceto Brasil). Ressaltamos ainda o apoio prestado pela Editora e pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.