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Cadernos de História da Educação
versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
HUERTA, José Luis Hernández. Extensões comunitárias da escola e construção social da democracia na Espanha (1931-1939). Contribuições do movimento Freinet. Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.122-145. Epub 06-Maio-2019. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-7.
Este artigo destaca o caráter social do movimento Freinet espanhol durante a Segunda República (1931-1936) e a Guerra Civil (1936-1939) e explora a dimensão comunitária das suas práticas escolares. Em primeiro lugar, são analisados alguns aspectos da organização freinetiana espanhola que ajudam a pensá-la como um movimento social, além de pedagógico. Em segundo lugar, estuda-se, por um lado, as principais estratégias utilizadas pelos professores para permitir a construção social da democracia por meio da escola e, por outro, as extensões mais significativas desta escola na comunidade e suas contribuições para derrubar as barreiras físicas e simbólicas que separavam as instituições escolares do cotidiano dos cidadãos comuns.
Palavras-chave : Freinet; Escola Popular; Segunda República Espanhola.