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Cadernos de História da Educação
versão impressa ISSN 1982-7806versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
SCHUELER, Alessandra Frota M. de e RIZZINI, Irma. Entre becos, morros e trilhos: expansão da escola primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1906). Cad. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.18, n.1, pp.160-175. Epub 06-Maio-2019. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-9a.
Estudo sobre o processo de expansão das escolas primárias no Rio de Janeiro, entre as décadas de 1870 e 1906, com ênfase nas regiões consideradas rurais ou periféricas, mais afastadas do centro da cidade, ou seja, aquelas áreas designadas como suburbanas. A abordagem abrange as possíveis convergências, e também disputas, entre ações e projetos educacionais distintos, de iniciativa do Estado e da sociedade civil, observados por meio de fontes, tais como, os requerimentos feitos à Diretoria Geral de Instrução Pública e a imprensa dos subúrbios. Respostas diferenciadas do Estado foram apresentadas às demandas por instrução, já que a municipalidade privilegiou a subvenção de escolas particulares para atender à população dos subúrbios, quando nas áreas centrais (a “cidade”) predominaram as escolas públicas.
Palavras-chave : Escolas Públicas; Escolas Subvencionadas; Subúrbios.