Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de História da Educação
versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
LIMA, Diego Ferreira e GOIS JUNIOR, Edivaldo. Arquitetura, cultura escolar e as práticas de educação física: a relevância dos pátios em instituições salesianas no início do Século XX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.21, e067. Epub 13-Set-2022. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-67.
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a representação do pátio como constituinte do espaço escolar de estabelecimentos educacionais salesianos, em específico, o Colégio Salesiano Santa Rosa e o Liceu Coração de Jesus. Em um recorte temporal pertinente às primeiras décadas do século XX, a pesquisa documental teve como fontes: anuários, livros de registro e fotografias. A análise dos dados permitiu observar que nos pátios salesianos as práticas de educação física estavam muito presentes, e envolvidas em um processo de inter-relação entre diferentes culturas escolares marcadas por pedagogias modernas e um projeto educacional católico.
Palavras-chave : História das instituições escolares; Arquitetura escolar; Educação Física.