Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de História da Educação
versão On-line ISSN 1982-7806
Resumo
GARCIA, Noely Costa Dias e CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. Memórias Cruzadas: reconstruindo a história da formação e trabalho docente em escolas primárias rurais paulista (1940-1970). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e150. Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-150.
Este texto apresenta resultados parciais de pesquisa sobre a história da formação e trabalho de professores de escolas primárias rurais pertencentes à Diretoria de Ensino do município de São José do Rio Preto/SP entre 1940 e 1970. O corpus fundamental do estudo foi constituído por entrevistas realizadas com dez professores (9 professoras e um professor) que exerceram a docência em escolas rurais no período delimitado para o estudo. Além das fontes orais, são analisadas as políticas educacionais com relação à expansão do ensino primário rural, bem como a as alterações do Curso Normal, em 1971. Os resultados obtidos indicaram que os docentes tiveram dificuldades com as classes multisseriadas e a localização das escolas rurais, geralmente de difícil acesso, contudo, muitos desafios foram dirimidos com a produção de materiais de ensino, produção da merenda e compra de cartilhas para as crianças, soluções individualizadas, já que a escola rural em São Paulo nunca recebeu um planejamento sistêmico.
Palavras-chave : História da profissão docente; Formação e trabalho de professores rurais; Escolas primárias rurais.