SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A adequação do sistema de escolar às novas realidades socioeconómicas. A(s) reforma(s) do ensino liceal (1945-1968)Refrações históricas e culturais nas transições educacionais recentes: o exemplo dos países europeus do antigo bloco socialista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

KARVELIS, Noah  e  POPKEWITZ, Thomas S.. Instrumentos de Poder. O poder afetivo do design de som no ensino de música nos Estados Unidos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e200.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-200.

O ensino de música nos Estados Unidos tem cada vez mais focado na criatividade do aluno e em práticas como improvisação. Enquanto tais práticas e mudanças são frequentemente conceitualizadas como reformas flexíveis e inclusivas na formação de diferentes tipos de crianças, historicamente o currículo tem pouco a ver com música e, em vez disso, se preocupa em domar as incertezas no que se refere à supervisão de crianças. Examinamos aqui a pedagogia Orff-Schulwerk aplicada ao ensino de música, considerada uma reforma progressista que enfatiza improvisação e criatividade. Explorando brevemente a produção da Orff-Schulwerk na República de Weimar e o seu translado e tradução para os EUA pós-Guerra, consideramos o currículo como (in)formado por uma pesquisa psicológica sobre racionalidade, escolha e criatividade. O foco incide sobre o sistema de raciocínio incorporado ao currículo como princípios geradores de tipos desejáveis de pessoas em um futuro estável e seguro, relacionados às narrativas de salvação - princípios distintos na República de Weimar e nos EUA. O posicionamento móvel das pessoas no currículo Orff-Schulwerk e os instrumentos de sala de aula usados para o aprendizado de som são, segundo nossa argumentação, práticas de governar o corpo e a alma. A fabricação e mapeamento no currículo musical estão relacionadas com os tipos de populações requeridas e são evidência dos desejos progressistas que simultaneamente distribuem diferenças.

Palavras-chave : Ensino de Música; Sociologia Política do Conhecimento; Alquimias; Exclusões.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )