Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; SHINKAWA, Geisa Zilli; AZEVEDO, Michelle Francisco de e KUCINSKAS, Ricardo. Sobre três processos educativos em educação matemática para empreendimentos em economia solidária. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.169-195. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21i1.3417.
Este trabalho focaliza a Educação Matemática no contexto da Economia Solidária e tem por finalidade abordar nossa atuação, visando atender a demandas específicas da Educação Matemática junto a três Empreendimentos em Economia Solidária (EES): uma cooperativa de limpeza, uma marcenaria coletiva feminina e um grupo de fabricação de sabão caseiro. Com base na etnomatemática, uma intervenção pedagógica junto a esses EES foi realizada, na qual buscou-se trabalhar a matemática no contexto cultural desses EES, por meio de situações-problema relacionadas a seus cotidianos de trabalho e através da educação não formal. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de investigação e se caracterizou como pesquisa-ação. Como resultado, observamos que a abordagem aplicada contribuiu com mudanças de atitudes dos sujeitos da pesquisa, favoráveis tanto ao aprendizado dos conceitos, quanto à reinserção socioeconômica, em direção a uma postura mais crítica e emancipatória. Além disso, percebemos que a educação não formal pode, de fato, contribuir com os ideais da Educação em Economia Solidária, como forma de inserir socialmente aqueles que foram excluídos pela educação formal fornecida pela escola.
Palavras-chave : Etnomatemática; Economia Solidária; Processos Educativos em Educação Matemática; Educação Não Formal.