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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
CORREA, Sérgio Roberto Moraes e SILVA, Severino Bezerra da. A emergência de uma pedagogia do movimento dos povos atingidos por barragem. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.348-365. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v24i1.6451.
O presente texto faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O locus da pesquisa foi o Município de Tucuruí, no Estado do Pará, onde foi construída a Hidrelétrica de Tucuruí, um dos grandes projetos do modelo desenvolvimentista conservador, que produziu grandes impactos sociais e ambientais e provocou o surgimento de movimentos sociais de resistência, como o MAB. Como recorte, esse texto se propõe a analisar a proposta de Educação do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). Como resultado, verifica-se que essa proposta de educação expressa a emergência de uma Pedagogia do Movimento dos Povos Atingidos por Barragem, que se posiciona num campo crítico e contra-hegemônico.
Palavras-chave : MAB; Educação; Pedagogia do Movimento.