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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
FREITAS, Cláudia Rodrigues de; CHRISTOFARI, Ana Carolina e TEZZARI, Mauren Lúcia. Atendimento educacional especializado e a possibilidade de sustentação da aprendizagem: outras formas de fazer. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.137-155. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4848.
O presente artigo articula campos distintos da ação pedagógica na sala de aula com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A pesquisa analisa como o AEE vem produzindo modos de articular o fazer pedagógico tendo em vista a sustentação e aprendizagem de alunos referidos como tendo Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (AH) nas salas de aula do ensino comum. Parte-se da discussão do papel primordial da avaliação produzindo movimento e colocando em funcionamento novas relações pedagógicas entre professor e aluno. A fonte de análise são cenas escolares, tendo como interlocutores e lentes Michel Foucault e o Pensamento Complexo. A pesquisa e as cenas acontecem na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, por ser o espaço em que se encontram e trocam experiências as três pesquisadoras. As experiências relatadas foram escolhidas para dar visibilidade ao trabalho que relaciona aluno, família e escola.
Palavras-chave : Atendimento Educacional Especializado; Avaliação; Prática Pedagógica Inclusão Escolar.