Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
MATSUOKA, Sílvia e ANDRE, Marli. O desenvolvimento profissional do formador de professores da educação básica no centro de formação de Mato Grosso. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.70-84. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7545.
O texto apresenta dados de uma pesquisa que investigou o desenvolvimento profissional de Professores Formadores que atuam no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Mato Grosso, responsáveis pela implementação da formação continuada nas escolas. Os procedimentos metodológicos incluiram um survey com todos os professores formadores (PF), grupo focal com cinco PFs, e observação sistemática da atuação de um PF. O referencial teórico se baseou nos estudos de autores como Carlos Marcelo (1992; 1996; 1999; 2009), Jacky Beillerot (1996) e Marguerite Altet (2003). A análise se centrou na relação entre o Professor Formador e as suas funções, tanto as prescritas pela Política de Formação, quanto as determinadas pelas necessidades formativas dos professores na escola, por entender que essa relação orienta o desenvolvimento da profissionalidade desse novo ator educacional.
Palavras-chave : Formação Continuada; Formação de Formador; Desenvolvimento Profissional.