Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
AMBROSETTI, Neusa Banhara e CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa. Contribuições do mestrado profissional em educação para a formação docente. Rev. Reflex [online]. 2016, vol.24, n.3, pp.85-104. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v24i3.7526.
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa que buscou conhecer a perspectiva de participantes de um Mestrado Profissional em Educação sobre as contribuições do curso para o seu desenvolvimento profissional, e as possíveis repercussões dessa experiência para a atuação profissional desses mestres e mestrandos. O estudo fundamenta-se em autores que vêm discutindo as relações entre pesquisa acadêmica e pesquisa da prática, e o papel da formação no desenvolvimento profissional docente. Na abordagem metodológica recorreu-se ao envio de um questionário on-line, encaminhado a alunos concluintes de um MPE. Os dados indicam que os estudos teóricos articulados à análise das práticas e à apropriação de procedimentos da pesquisa científica constituem um novo olhar sobre a realidade, os alunos, o contexto de trabalho e a profissão docente, tornando o mestrado uma experiência transformadora das concepções e práticas desses profissionais.
Palavras-chave : Mestrado Profissional em Educação; Formação Docente; Desenvolvimento Profissional.