Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
SCHUCK, Cássia Aline e FLORES, Cláudia Regina. Entre olhares ao infinito e pensamento matemático: educação, visual e pesquisa. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.215-232. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8210.
Este artigo é um convite para pensar a educação, o visual e a pesquisa com imagens. Partimos de uma perspectiva da visualidade, proveniente da Cultura Visual, para discutir acerca de como afetamos e somos afetados por modos de olhar ao infinito. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa com imagens que sugerem o olhar ao infinito, envolvendo participantes do CAPS-Florianópolis. Foram desenvolvidas quatro oficinas com o objetivo de interagir tanto com modos de olhar ao infinito, quanto com modos de dizer sobre o infinito. Apresentamos aqui alguns fragmentos dessa pesquisa, mostrando a produção de dados e o movimento de cartografar saberes, afetos e olhares. Por fim, salientamos que uma produção de dados entre imagens e visualidades permite problematizar não só o próprio visual, mas as formas de se fazer pesquisa e a própria educação escolar.
Palavras-chave : Visualidade; Afeto; Imagem; Educação Matemática; Cartografia.