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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
ADAMS, Telmo e GASPARONI, Caroline Lisian. A construção de indicadores de emancipação na metodologia de pesquisa qualitativa em educação. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.359-376. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.7905.
O artigo, resultante de uma pesquisa no campo da Educação Não Escolar, narra o caminho metodológico percorrido na elaboração de indicadores qualitativos de emancipação, que orientaram a análise da experiência de educação profissionalizante realizada por uma ONG com jovens de periferia urbana. Reflete-se sobre questões relativas à pesquisa qualitativa em educação, com base no método da fenomenologia existencial, a partir das contribuições de Merleau-Ponty e Paulo Freire. A operacionalização metodológica viabilizou-se por meio da observação participante, análise documental, entrevistas individuais e interações coletivas. Conclui-se que, a partir da relação entre teoria e campo empírico, a construção de indicadores de emancipação possibilitou um processo interpretativo que contribuiu efetivamente na compreensão do fenômeno estudado, constituindo-se um instrumento válido para a pesquisa qualitativa em educação.
Palavras-chave : Pesquisa Qualitativa; Indicadores de Emancipação; Metodologia de Pesquisa; Organizações não Governamentais.